Visite as Obras





Fale Conosco

O binômio desenvolvimento econômico e preservação ambiental é o principal valor praticado pela Sefac. Não basta, portanto, apenas cumprir projetos previstos no Programa Básico Ambiental. O desafio é implantá-los de modo a promover melhorias que deverão ser sentidas e percebidas pela população e que são imprescindíveis para a preservação do meio ambiente.

Programas Sócioambientais: Comunidades


Homeopatia veterinária Produtores rurais abraçam essa ideia

Homeopatia - Produtores rurais abraçam essa ideia
Tratar doenças de animais no campo sem contaminar os seus produtos. Essa é uma das principais vantagens da homeopatia veterinária, técnica que está sendo ensinada para os produtores rurais da região.

Uma prática econômica e ambientalmente correta. Além de ajudar no tratamento de doenças dos animais, evitando a contaminação do leite e da carne, o tratamento homeopático pode ser realizado diretamente pelo produtor rural com substâncias naturais adquiridas em sua própria fazenda.

"O produtor vai desenvolver técnicas mais coerentes com a questão ambiental e também, mais econômicas. Práticas que eles podem fazer em casa e que oferecem a eles a sustentabilidade da propriedade e um rendimento econômico", ressalta a bióloga Vanderléia Dartora.

Os benefícios do treinamento também são confirmados pelo produtor rural, Alcides José da Silva, que há um ano e meio utiliza a técnica em sua propriedade. "Desde que aprendi a homeopatia deixei de usar os remédios convencionais no meu gado. Além de ser bem mais prático, passei também a economizar. Estou muito satisfeito com os resultados."

O treinamento sobre o uso de medicamentos veterinários homeopáticos faz parte dos encontros realizados pelo Programa de Educação Ambiental da Sefac, o PEA. Realizado desde 2007, o programa, que envolve professores dos municípios de Catalão, Davinópolis e Campo Alegre de Goiás, além de produtores rurais das comunidades de Rancharia, Fazenda Pires, Fazenda Varão e Paulistas, visa oferecer técnicas e teorias sobre práticas ambientalmente sustentáveis.

"Trabalhamos desde a questão da preservação das nascentes, das APP’s, da importância da reserva legal e corredores ecológicos até as práticas voltadas para a utilização do esterco, adubação, compostagem, minhocultura, que eles gostaram bastante, e a homeopatia rural é uma das práticas que tem dado mais resultados", afirma Guilherme Saad Ximenes, coordenador da execução do programa.




Voltar
­